Portal Zap - Qual a temperatura ideal da água para lavar os cabelos?



Qual a temperatura ideal da água para lavar os cabelos?
Fria, morna ou quente?
publicada em 24/07/2017

Se você acredita que a temperatura da água não tem importância nenhuma ao lavar seu cabelo, você está muito enganado. Nesse período em que os termômetros estão marcando números mais baixos, muitas pessoas mudam a rotina, e passam a tomar banho de água quente, a fim de amenizar a sensação de frio. Mas, quando se trata dos cabelos, qual o ideal: água fria, morna ou quente?

(foto: reprodução/internet)

Ter um couro cabeludo oleoso é natural em todo ser humano. Mas, calma. O que não pode haver é a oleosidade em excesso. O corpo produz, naturalmente, uma oleosidade que tem função protetora e lubrificante para os fios. 

Tomar banho de água quente pode retirar esse óleo que é essencial, e isso tem consequências. A água excessivamente quente pode deixar seu cabelo quebradiço e ainda enfraquecer as suas raízes. E o pior: o corpo pode entender que é preciso compensar a secura do couro cabeludo, e assim produzir mais glândulas sebáceas, o que vai piorar a oleosidade. 

Por outro lado, a água quente tem a importante função de abrir as cutículas do cabelo, o que ajuda na limpeza.

(foto: reprodução/internet)

Mas e a água fria?  Bom, ela vai contribuir para que o cabelo não sofra com o frizz (aqueles cabelos que ficam espetados), vai deixa-lo mais brilhoso e ainda melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, tornando-o mais saudável. A água fria é quem vai fechar as cutículas do seu cabelo e deixa-lo menos vulnerável a sujeiras e danificações. 

Afinal, qual a temperatura ideal para a saúde dos cabelos, já que tanto a água quente e a fria trazem benefícios? Recomenda-se o uso da água morna ao usar o shampoo e o condicionador, para os que poros sejam abertos e a limpeza seja mais intensa. Mas para o enxágua final, deve-se usar a água fria, para que esses mesmos poros sejam fechados, deixando assim, seu cabelo mais saudável e bonito.

Redação Portal Zap / Thiago Elias
TAGS: cabelos, saúde capilar