Portal Zap - Local de implantação da faculdade de Medicina em Juazeiro é debatida



Local de implantação da faculdade de Medicina em Juazeiro é debatida
Vem ver mais:
publicada em 02/05/2017

O vereador Domingos Alves Viana, o Domingão da Aliança (PRTB) defendeu nesta terça-feira (02) na tribuna da Câmara de Juazeiro a implantação da Faculdade de Medicina no bairro João Paulo II. Segundo o vereador, existem rumores de que a Faculdade seria instalada há 16 km de Juazeiro na BR 407. Alguns comentários sugeriram que a Faculdade seria instalada no Juá Garden Shopping.

De acordo com a Comissão organizadora do movimento ‘A Faculdade é nossa’ em 2014, foi aprovado um projeto para a Faculdade de Medicina ser construída no terreno que fica situado na Avenida Antônio Conselheiro, S/N°, no bairro João Paulo II. Em nota emitida para a imprensa, a comissão afirmou que, “Inclusive, a Prefeitura Municipal de Juazeiro emitiu na época, uma carta de viabilidade informando que no terreno pode ser construída a instituição de ensino superior”.

Domingão ressaltou a importância para o bairro citado e comunidades adjacentes a instalação de uma instituição de ensino superior. “Além de trazer mais estrutura para a área devido a importância da instituição que também é um empreendimento, os jovens dos bairros periféricos que almejam ingressar nas universidades vêm o sonho mais próximo”, destacou.

De acordo com a nota enviada pelo movimento, “a licitação foi realizada, através do Programa Mais Médicos, e o grupo educacional proprietário da Faculdade Estácio de Sá ganhou a licitação na época, apresentando dentro do projeto elaborado pela instituição de ensino o terreno escolhido, pois, o mesmo está situado em uma região que atende aos requisitos do programa e a finalidade social da aplicação dos recursos públicos”.

De acordo com os membros da comissão, com a implantação do curso de Medicina as comunidades do entorno serão contempladas com um hospital-escola, uma policlínica e mais recursos para a saúde do município, e geração de emprego e renda.

O movimento ainda afirmou que vai encaminhar para o Ministério Público Federal, com cópias para os Ministérios da Saúde e da Educação, um abaixo assinado com mais de 2.000 assinaturas, pedindo a intervenção dos órgãos citados, para a manutenção da construção da faculdade de medicina no bairro João Paulo II. Além dos rumores sobre o deslocamento da Faculdade para o loteamento na BR 407.

A comissão é formada pelo Presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, Carlos Robério; Presidente da Associação de Moradores do Bairro Antônio Guilhermino, Antônio Castro; Líderes Comunitários e moradores do Parque Residencial, Jackson Reis e Cláudio Rodrigues, do Residencial Brisa da Serra; Professor e morador do bairro João Paulo II, Marcelo Rodrigues; e Rita Diniz, Líder Comunitária e moradora do bairro Itaberaba.

Ascom
TAGS: medicina, faculdade, juazeiro